SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número02A construção de argumentos em aulas de ciências: o papel dos dados, evidências e variáveis no estabelecimento de justificativasAfirmaciones epistemológicas con "alta carga teórica" que pueden tener incidencia en la didáctica de las ciencias: un estudio comparativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SA, Eliane Ferreira de; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro  y  AGUIAR JUNIOR, Orlando Gomes de. Discutindo a objetividade na pesquisa em educação em ciências. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.02, pp.411-431. ISSN 1516-7313.

Este trabalho apresenta e discute procedimentos teórico-metodológicos utilizados no desenvolvimento de uma pesquisa, que narrou a experiência vivenciada por um grupo de formadores, e os processos de significação acerca da expressão ensino por investigação no contexto de um curso de especialização. Apresentaremos as condições a partir das quais se deu o levantamento dos dados analisados e os cuidados metodológicos que fomos levados a adotar em função da duplicidade de papéis que assumimos ao atuarmos tanto como pesquisadores quanto como formadores e sujeitos da pesquisa. Apresentaremos algumas ideias-chave da teoria das enunciações de Bakhtin e seu círculo, que serviram de base para as análises dos dados produzidos. Caminhamos pelas enunciações dos sujeitos da pesquisa nos espaços coletivos do grupo, nas entrevistas que realizamos com eles e no conjunto dos textos escritos como suporte ao curso, procurando preservar a articulação entre o que se diz e o modo como se diz.

Palabras clave : Teoria da Enunciação; Pesquisa; Objetividade; Pensamento Narrativo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )