SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número02Nova abordagem para identificar conexões disciplinares usando mapas conceituais: em busca da interdisciplinaridade no Ensino SuperiorPhysics teachers' perspectives on High School national curriculum policies índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SILVA, Giovanna Stefanello et al. Oficina temática: uma proposta metodológica para o ensino do modelo atômico de Bohr. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.02, pp.481-495. ISSN 1516-7313.

A pesquisa apresentada neste artigo é de caráter qualitativo e investigou a aprendizagem dos conceitos relacionados ao modelo atômico de Bohr pelos alunos de uma turma da primeira série do Ensino Médio, durante o desenvolvimento de uma oficina temática. Nessa oficina, foi realizada uma atividade experimental que abordou a emissão de luz proveniente dos saltos eletrônicos que ocorrem em compostos contidos nas lightsticks, pulseiras distribuídas em festas, e teve por objetivo relacionar os fundamentos propostos por Bohr com aspectos do cotidiano dos estudantes. A pesquisa foi aplicada em uma escola de Ensino Médio da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, e os resultados obtidos nos permitem afirmar que a oficina temática desenvolvida contribuiu para a aprendizagem dos conceitos relacionados ao modelo atômico de Bohr.

Palabras clave : Ensino Médio; Oficina Temática; Modelo Atômico de Bohr; Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )