SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue02Oficina temática: uma proposta metodológica para o ensino do modelo atômico de BohrO raciocínio de estudantes do Ensino Fundamental na resolução de situações das estruturas multiplicativas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

FERRAZ, Gleice  and  REZENDE, Flavia. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.02, pp.497-515. ISSN 1516-7313.

O presente trabalho teve como objetivo identificar, no contexto de uma atividade desenvolvida em um curso online de formação continuada e a partir do aporte teórico de Mikhail Bakhtin, como se deu a apropriação discursiva dos PCNEM por professores de Física de nível Médio que atuam em diferentes realidades regionais. As análises realizadas apontaram para uma perspectiva favorável dos professores em relação aos PCNEM de Física, além da total concordância com o principal caminho apontado pela legislação: o ensino contextualizado. Apesar das diferenças educacionais entre regiões, não foi possível identificar marcas explícitas, nos enunciados, de como estas diferenças impactaram a apropriação de termos presentes nos PCNEM. O silêncio dos professores em relação a aspectos não metodológicos do ensino de Física molda, igualmente, suas perspectivas e acentua a preocupação com a transposição didática dos conteúdos exigidos pelo currículo, deixando de fora o questionamento sobre por que este currículo, e não outro.

Keywords : Apropriação Discursiva; Perspectivas Docentes; Políticas Curriculares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )