SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número04La argumentación científica escolar: contribución a la comprensión de un modelo complejo de salud y enfermedadA estrutura composicional dos textos de estudantes sobre ciclos de materiais: evidências de uso e apropriação da linguagem científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

ALMEIDA, Rosiney Rocha; CHAVES, Andréa Carla Leite; COUTINHO, Francisco Ângelo  y  ARAUJO JUNIOR, Carlos Fernando de. Avaliação de objetos de aprendizagem sobre o sistema digestório com base nos princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.04, pp.1003-1017. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-73132014000400015.

Esta pesquisa se propõe a avaliar objetos de aprendizagem (OAs) digitais relacionados à temática "sistema digestório" a partir de alguns princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM). Para a análise, selecionaram-se OAs de fácil acesso, livres de custos ao usuário final, apresentados em língua portuguesa e adequados a alunos do Ensino Médio. Observou-se que a maioria dos modelos instrucionais não levou em consideração os princípios dessa teoria na sua construção e produção. Os resultados obtidos neste estudo indicam que, em relação ao conteúdo "sistema digestório", existe a necessidade de que o planejamento e a construção de OAs sejam orientados por princípios que visem tornar o uso dos recursos multimídia mais eficientes, do ponto de vista cognitivo.

Palabras clave : Avaliação; Objeto de Aprendizagem; Digestão; Ensino de Biologia; Multimídia; TCAM..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués