SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue04Evaluation of learning objects on the digestive system based on the principles of Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML)From pedagogy to policy and from policy to pedagogy: an approach on the construction of environmental education public policies in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

SILVA, Nilma Soares da  and  AGUIAR JUNIOR, Orlando Gomes de. A estrutura composicional dos textos de estudantes sobre ciclos de materiais: evidências de uso e apropriação da linguagem científica. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.04, pp.801-816. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-73132014000400003.

Neste trabalho, apresentamos uma análise das respostas de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental a uma questão de pós-teste aplicado depois de concluída uma sequência de ensino sobre reações químicas. O foco da análise consiste em identificar os modos de uso e apropriação da linguagem científica pelos estudantes. Utilizamos elementos da gramática funcional de Halliday e Martin para examinarmos a estrutura composicional dos textos. Tal análise foi feita considerando o processo de formação e evolução de conceitos a partir do referencial sociocultural de Vigotsky, destacando-se evidências de apropriação dos conceitos de transformação, elementos e substâncias químicas. Os resultados indicam uma variedade de estilos composicionais, prevalecendo a explicação narrativa mais próxima da linguagem cotidiana. Concluímos que o processo de apropriação é longo e que o pensamento dos estudantes, apesar de ter traços de coerência e objetividade, difere do pensamento conceitual.

Keywords : Ensino de Química; Ensino Fundamental; Linguagem Científica; Formação de Conceitos.

        · abstract in English     · text in Portuguese