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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
VIGINHESKI, Lúcia Virginia Mamcasz; FRASSON, Antonio Carlos; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da e SHIMAZAKI, Elsa Midori. O sistema Braille e o ensino da Matemática para pessoas cegas. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.04, pp.903-916. ISSN 1516-7313. https://doi.org/10.1590/1516-73132014000400009.
Ao levar em consideração a inclusão de pessoas com deficiência visual no ensino regular, este artigo tem como objetivo centrar-se na perspectiva de referenciar o sistema Braille como um dos recursos de aprendizagem de Matemática para alunos cegos. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória com ênfase bibliográfica, bem como em experiências vivenciadas pela pesquisadora em um Centro de Atendimento Especializado a Pessoas com Deficiência Visual. Foi possível constatar que o sistema Braille se apresenta como um dos recursos disponíveis para o ensino da Matemática, no entanto, ainda são necessárias outras adaptações de materiais que possibilitem, ao aluno cego, o acesso às várias formas de representação dos conteúdos matemáticos.
Palavras-chave : Inclusão; Ensino de Matemática; Deficiência Visual; Cegueira; Alfabeto Braille.