SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número04O sistema Braille e o ensino da Matemática para pessoas cegas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

PAGANINI, Paula; JUSTI, Rosária  y  MOZZER, Nilmara Braga. Mediadores na coconstrução do conhecimento de ciências em atividades de modelagem. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.04, pp.1019-1039. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-73132014000400016.

Neste trabalho, analisamos como diferentes mediadores podem favorecer a construção de conhecimento pelos estudantes, por meio do processo de coconstrução, durante a realização de atividades de modelagem. Mediadores são entendidos aqui como qualquer entidade que possa auxiliar na construção do conhecimento, fomentando ou facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram coletados durante a aplicação de atividades de modelagem para o ensino de solubilidade a alunos de 15-16 anos. Para a análise, destacamos os mediadores mais relevantes (ações do professor e dos alunos, modelos, argumentos e gestos) em termos de influência na construção do conhecimento dos estudantes nesse contexto. A análise do papel de cada um deles pode dar suporte às relevantes discussões em contextos de formação de professores.

Palabras clave : Construção de Conhecimento; Mediador; Ensino-Aprendizagem; Ensino de Química.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués