SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1O recurso à modelação no ensino das ciências: um estudo com modelos geológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

RIBEIRO, Thiago Vasconcelos  e  GENOVESE, Luiz Gonzaga Roversi. O emergir da perspectiva de Ensino por Pesquisa de Núcleos Integrados no contexto da implementação de uma proposta CTSA no Ensino Médio. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.1-29. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150010002.

O presente artigo analisa uma proposta de Alfabetização Científica e Tecnológica no contexto da Educação Básica. As atividades dessa proposta foram desenvolvidas junto a alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Goiânia. Estas atividades buscaram articular os elementos da perspectiva de Ensino por Pesquisa. Assim, os alunos realizaram um estudo sobre aparelhos tecnológicos na abordagem CTSA. As categorias de análise construídas sinalizaram: momentos de aprendizagens relevantes, a articulação de elementos de motivação e mobilização, a construção de ambientes democráticos de participação e decisão, além do estabelecimento de momentos de discussão, nos quais alunos tiveram a oportunidade de debater e argumentar sobre diversas problemáticas presentes em seus cotidianos. As categorias de análise permitiram, ainda, repensar os elementos do referencial teórico empregado, o que resultou em um quadro teórico distinto do adotado inicialmente, que aqui é denominado Ensino por Pesquisa de Núcleos Integrados

Palavras-chave : Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; CTSA; Ensino por Pesquisa; Ensino Médio; Alfabetização científica e tecnológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )