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Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

FERREIRA, Cândida; ALENCOAO, Ana  y  VASCONCELOS, Clara. O recurso à modelação no ensino das ciências: um estudo com modelos geológicos. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.31-48. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150010003.

Tendo como base as temáticas de geologia do currículo da disciplina de Biologia e Geologia do 11º ano (amplitude de idades dos 15-17 anos), desenvolveu-se um estudo de investigação recorrendo-se à Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), utilizando-se a modelação como estratégia didática. Pretendendo-se investigar se a modelação potenciava aprendizagens significativas nos alunos, implementou-se um programa de intervenção recorrendo-se a modelos geológicos durante cinco semanas (24 horas letivas). A investigação realizada, apoiada nos moldes de uma Investigação e Desenvolvimento (I&D), recorreu à triangulação metodológica suportada em várias técnicas e diversos instrumentos de recolha de dados. A modelação permitiu envolver os alunos numa crescente formulação de explicações e de hipóteses e numa maior procura de explicações para responder às questões-problema. Os dados recolhidos permitiram, ainda, concluir quanto ao acréscimo da recolha de evidências num aperfeiçoamento da autonomia e numa melhoria dos resultados escolares.

Palabras clave : Educação em ciências; Ensino de geologia; Modelação análoga; Triangulação metodológica; Modelos geológicos.

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