SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1The use of modelling in science teaching: a study with geological modelsChemistry teaching in a STS perspective: advances and obstacles experienced by teachers in the elaboration of their own instructional materials author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

WARTHA, Edson José  and  REZENDE, Daisy de Brito. A elaboração conceitual em química orgânica na perspectiva da semiótica Peirceana. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.49-64. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150010004.

Este trabalho procura aproximar as Ciências Cognitivas da Semiótica de Peirce na tentativa de compreender as dificuldades apresentadas por estudantes na apropriação de processos de representação envolvidos na aprendizagem de conceitos relacionados à Química Orgânica. Busca-se, a partir do acompanhamento de disciplinas de Química Orgânica em cursos de graduação, identificar e interpretar processos cognitivos que envolvem percepção, interpretação e construção de representações estruturais a partir da semiótica de Peirce. Os resultados indicam que dificuldades de ensino e de aprendizagem em Química Orgânica não são devidas apenas a aspectos conceituais, mas, também, têm forte relação com os aspectos representacionais.

Keywords : Ensino de química; Semiótica; Química orgânica; Representação do conhecimento; Linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )