SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1O recurso à modelação no ensino das ciências: um estudo com modelos geológicosMateriais didáticos elaborados por professores de química na perspectiva CTS: uma análise das unidades produzidas e das reflexões dos autores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

WARTHA, Edson José  y  REZENDE, Daisy de Brito. A elaboração conceitual em química orgânica na perspectiva da semiótica Peirceana. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.49-64. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150010004.

Este trabalho procura aproximar as Ciências Cognitivas da Semiótica de Peirce na tentativa de compreender as dificuldades apresentadas por estudantes na apropriação de processos de representação envolvidos na aprendizagem de conceitos relacionados à Química Orgânica. Busca-se, a partir do acompanhamento de disciplinas de Química Orgânica em cursos de graduação, identificar e interpretar processos cognitivos que envolvem percepção, interpretação e construção de representações estruturais a partir da semiótica de Peirce. Os resultados indicam que dificuldades de ensino e de aprendizagem em Química Orgânica não são devidas apenas a aspectos conceituais, mas, também, têm forte relação com os aspectos representacionais.

Palabras clave : Ensino de química; Semiótica; Química orgânica; Representação do conhecimento; Linguagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )