SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1O recurso à modelação no ensino das ciências: um estudo com modelos geológicosMateriais didáticos elaborados por professores de química na perspectiva CTS: uma análise das unidades produzidas e das reflexões dos autores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

WARTHA, Edson José  e  REZENDE, Daisy de Brito. A elaboração conceitual em química orgânica na perspectiva da semiótica Peirceana. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.49-64. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150010004.

Este trabalho procura aproximar as Ciências Cognitivas da Semiótica de Peirce na tentativa de compreender as dificuldades apresentadas por estudantes na apropriação de processos de representação envolvidos na aprendizagem de conceitos relacionados à Química Orgânica. Busca-se, a partir do acompanhamento de disciplinas de Química Orgânica em cursos de graduação, identificar e interpretar processos cognitivos que envolvem percepção, interpretação e construção de representações estruturais a partir da semiótica de Peirce. Os resultados indicam que dificuldades de ensino e de aprendizagem em Química Orgânica não são devidas apenas a aspectos conceituais, mas, também, têm forte relação com os aspectos representacionais.

Palavras-chave : Ensino de química; Semiótica; Química orgânica; Representação do conhecimento; Linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )