SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1A elaboração conceitual em química orgânica na perspectiva da semiótica PeirceanaEstequiometría y ley de conservación de la masa: una relación a analizar desde la perspectiva de los lenguajes químicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

SILVA, Erivanildo Lopes da  e  MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Materiais didáticos elaborados por professores de química na perspectiva CTS: uma análise das unidades produzidas e das reflexões dos autores. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.65-83. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150010005.

Este trabalho apresenta uma análise, com base na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), dos materiais didáticos elaborados por professores de química. Para tanto, foi elaborado um instrumento que buscava investigar os materiais construídos de acordo com os referencias discutidos em meio a uma intervenção. A análise das unidades didáticas mostrou que um pequeno número de professores ampliou o entendimento de temáticas CTS e construiu materiais com esses elementos. Mostrou, também, que outros professores, embora manifestando entendimento, elaboraram materiais instrucionais com ideias que podem ser consideradas simplistas. Foram identificados alguns fatores que podem justificar impedimentos, por parte dos professores, na construção e possível implementação dos materiais instrucionais, como: questões ligadas às políticas públicas, dificuldade em romper com a sequência tradicional em que os conteúdos são apresentados na maioria dos livros didáticos, e, sobretudo, uma resistência a uma nova visão de ensino que exigiria mudar a prática docente.

Palavras-chave : Ensino de química; Formação continuada de professores; Ciência, Tecnologia e Sociedade; CTS; Material didático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )