SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Obstáculos para el aprendizaje del modelo de evolución por selección natural, en estudiantes de escuela secundaria de Argentina*Calangos e lagartixas: concepções sobre lagartos entre estudantes do Ensino Médio em Fortaleza, Ceará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

ALMEIDA, David Figueiredo de; MANIVA, Lorena dos Santos  e  CAMPOS3, Carlos Eduardo Costa de. Valores da onça-pintada (Panthera onca) de acordo com alunos secundários. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.123-132. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150010008.

Este estudo se desenvolveu em duas escolas de um município localizado no interior da Amazônia brasileira, com o objetivo de descrever os valores atribuídos, por alunos de Ensino Médio, à onça-pintada (Panthera onca). Após a aplicação de questionários e realização de entrevistas, observou-se que os alunos oriundos da escola localizada na sede do município reconheceram mais o valor ecológico deste animal, enquanto os alunos da escola localizada na zona rural tenderam a descrevê-lo, sobretudo, como um animal perigoso e amedrontador. Em ambos os casos, porém, a maioria dos alunos apoia a proteção da onça-pintada. A diversidade de olhares representa uma plataforma para medidas educativas que visem à proteção da onça-pintada e a resolução de problemas em zonas onde há conflitos entre seres humanos e esta espécie.

Palavras-chave : Educação ambiental; Amazônia; Tipologia de Kellert; Ecologia humana; Ética ambiental.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )