SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Valores da onça-pintada (Panthera onca) de acordo com alunos secundáriosSaber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

PASSOS, Daniel Cunha; MACHADO, Laís Feitosa; LOPES, Alexandre Ferreira  y  BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. Calangos e lagartixas: concepções sobre lagartos entre estudantes do Ensino Médio em Fortaleza, Ceará, Brasil. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.133-148. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150010009.

As concepções culturais influenciam as atitudes humanas em relação aos animais, e sua compreensão é essencial para se entender o impacto dos seres humanos sobre a fauna. Neste trabalho, inventariamos concepções sobre lagartos segundo estudantes dos estágios finais da Educação Básica, avaliando sua relação com o atual estado do conhecimento científico e interpretando os casos em discordância. Realizamos entrevistas com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre aspectos gerais relacionados a concepções, conhecimentos e usos tradicionais de lagartos. Entrevistamos 38 estudantes que compartilharam 85 concepções distintas. Embora muitas das concepções inventariadas tenham apresentado coerência com os conhecimentos científicos atuais, existiram algumas incongruências. De forma geral, os produtos desta pesquisa forneceram subsídios para a valorização dos lagartos, além de reforçar a necessidade da inclusão de ações de educação ambiental na Educação Básica, como ferramentas para enriquecer o conhecimento sobre a biodiversidade, bem como esclarecer e desmistificar possíveis concepções errôneas.

Palabras clave : Ensino de biologia; Educação Básica; Lagartos; Etnobiologia; Etnoherpetologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )