SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Calangos e lagartixas: concepções sobre lagartos entre estudantes do Ensino Médio em Fortaleza, Ceará, BrasilA articulação da temática da doação de sangue e o ensino de biologia no Ensino Médio: uma pesquisa baseada em design índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

GASTAL, Maria Luiza de Araújo  e  AVANZI, Maria Rita. Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.149-158. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150010010.

O artigo trata da produção de narrativas na formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, à luz das ideias de Larrosa sobre saber da experiência e tendo, como referencial metodológico de pesquisa, as narrativas autobiográficas. As narrativas estudadas foram produzidas em duas disciplinas, e indicam uma autorreflexão dos licenciandos sobre seu percurso de formação desde estudante de Educação Básica até sua vivência no estágio supervisionado. Os elementos que orientam as reflexões aqui desenvolvidas destacam: o papel da subjetividade na formação do professor; o ato de narrar como facilitador de uma autocompreensão; e o papel das narrativas autobiográficas como metodologia de pesquisa e formação de professores.

Palavras-chave : Ensino de Biologia; Narrativas autobiográficas; Formação de professores; Reflexão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )