SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologiaEducação em ciências e cidadania: mudança discursiva e modos de regulação na política do Programa Nacional do Livro Didático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

BITTENCOURT, Leylane Porto  e  STRUCHINER, Miriam. A articulação da temática da doação de sangue e o ensino de biologia no Ensino Médio: uma pesquisa baseada em design. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.159-176. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150010011.

Este estudo constituiu uma Pesquisa baseada em Design (PBD) que teve como objetivo analisar a articulação da temática da doação de sangue e o ensino de Biologia na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa foi realizada em uma escola federal do Rio de Janeiro e envolveu professores do setor de Biologia e 18 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Seguiu as fases da PBD: (1) análise do problema educativo; (2) desenvolvimento do artefato pedagógico; (3) intervenção e avaliação; (4) reflexão para produzir princípios de design. Como resultados, verificou-se que os professores influenciaram na compreensão do problema educativo e seu encaminhamento na pesquisa. No desenvolvimento, a professora se deparou com desafios práticos para incorporação da tecnologia no contexto pedagógico. Na intervenção, a professora e estudantes avaliaram positivamente o uso da tecnologia, sobretudo no que se referiu à articulação da temática da doação de sangue ao ensino de Biologia.

Palavras-chave : Pesquisa baseada em design; Ensino de biologia; Doação de sangue; Ciência, tecnologia e sociedade; CTS.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )