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Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

VILANOVA, Rita. Educação em ciências e cidadania: mudança discursiva e modos de regulação na política do Programa Nacional do Livro Didático. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.177-197. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150010012.

Este texto discute aspectos relativos à mudança discursiva que vem ocorrendo no campo da educação em ciências, na qual a educação para a cidadania assume uma posição de destaque. Com o objetivo de situar as tensões inerentes a essas mudanças e as perspectivas sobre cidadania que aí se inscrevem, nos debruçamos sobre relações que se estabelecem nas ações do Programa Nacional do Livro Didático. Para isso, nos apoiamos no arcabouço teórico-metodológico da análise crítica do discurso, e realizamos análises em trechos extraídos do Guia dos Livros Didáticos (Ciências). Nossas análises apontam para uma recontextualização dos discursos sobre ciência e cidadania que circulam em esferas do campo da educação em ciências no texto do PNLD. Nesse movimento, debates presentes na pesquisa em educação em ciências são recontextualizados adotando-se uma estratégia comunicativa típica das reformas, baseada em rupturas e substituições de um modelo por outro, que apagam as tensões inerentes às mudanças.

Palavras-chave : Educação em ciências; Cidadania; Discurso; Livro didático; Programa Nacional do Livro Didático.

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