SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Science Education and citizenship: discursive change and regulation practices in the Brazilian textbook policy for public educationMonteiro Lobato in science classes: approaching science and literature in scientific education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

FRAGA, Fernando Bueno Ferreira Fonseca de  and  ROSA, Russel Teresinha Dutra da. Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças: análise de textos de divulgação científica. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.199-218. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150010013.

Este artigo investiga textos de divulgação científica (TDC), publicados na revista Ciência Hoje das Crianças, relacionados à microbiologia. As crianças, embora entrem em contato com microrganismos, não têm a oportunidade de observá-los diretamente, fator relevante na seleção dos textos para análise. O material foi analisado conforme as características do discurso de divulgação científica, descritas na literatura para textos voltados para adultos. Os resultados evidenciaram que esses elementos também ocorrem nos textos para o público infantil, corroborando a ideia de que a divulgação científica produz um discurso próprio, não se tratando de mera simplificação do científico. Os textos têm como marcas distintivas: o apelo à leitura feito mediante o uso de imagens, a informalidade da linguagem, e tentativas de aproximação do cotidiano das crianças, conforme pressupostas pelos autores dos artigos. Observou-se, também, que os textos versam de maneira atualizada e interdisciplinar sobre a microbiologia, oferecendo possibilidade de aplicação em aulas de ciências.

Keywords : Divulgação científica; Ciência Hoje das Crianças; Revista; Microbiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )