SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Monteiro Lobato em aulas de ciências: aproximando ciência e literatura na educação científicaO professor universitário novato: tensões, dilemas e aprendizados no início da carreira docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

MONTEIRO, Renata  e  GOUVEA, Guaracira. Tempo no museu e o museu no tempo. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.239-253. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150010015.

Este estudo discute o tempo mediante o lugar e objeto nos museus de ciência e técnica, apresentando diferentes abordagens teóricas a partir de uma perspectiva física e social. Este aporte subsidia a análise de discursos do público espontâneo do Museu de Artes e Ofícios, que expõe objetos históricos relacionados ao universo do trabalho, técnicas e ofícios do período pré-industrial brasileiro. Os discursos analisados mediante a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo tiveram como ponto de partida as categorias monocultura do tempo linear e a ecologia das temporalidades, baseadas na crítica da razão metonímica. As ideias centrais destacam a produção industrial na configuração do tempo linear, com perda da criatividade e identidade com o objeto produzido, bem como, a padronização refletida no modo de vida, o que confere a emergência de um conflito dialético no qual se busca conjugar diferentes ritmos temporais.

Palavras-chave : Espaço-tempo; Museu de ciência e tecnologia; Museu de artes e ofícios; Monocultura do tempo linear; Ecologia das temporalidades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )