SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Biology education research: Academic production characteristics of the graduate program in science education at the Federal Rural University of Pernambuco, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

QUIRINO, Glauberto da Silva. Saber científico e etnoconhecimento: é bom pra quê?. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.273-283. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150020002.

Análise reflexiva e interpretativa do quadro É bom pra quê? do programa de televisão Fantástico, apresentado pelo médico Drauzio Varella, que foi veiculado em rede nacional entre os meses de agosto e setembro de 2010 em cinco episódios, com duração média de 10 minutos. O objetivo da série era discutir os usos e abusos dos tratamentos médicos feitos com produtos derivados de plantas que não passaram pelo crivo científico dos estudos clínicos, e analisar as perspectivas da fitoterapia medicinal. Na culpabilização pessoal, valorização do medo, desqualificação dos saberes paramédicos e centralidade na figura do médico, ele fundamenta suas bases discursivas, para impor legitimidade aos seus argumentos. Nessa perspectiva, as estratégias discursivas veiculadas na mídia por meio da televisão, e no caso particular do quadro do Fantástico, É bom pra quê?, visam a manutenção de uma ordem médica hegemônica, distante da preconizada neutralidade científica e da ausência de interesses econômicos.

Keywords : Conhecimento; Educação científica; Etnofarmacologia; Programa de televisão; Dráuzio Varella.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )