SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Saber científico e etnoconhecimento: é bom pra quê?El modelo argumentativo de Toulmin y la educación en ciencias: una revisión argumentada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SILVA, Michelle Garcia da  y  AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do. Pesquisa em ensino de biologia: características da produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.285-305. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150020003.

Este artigo apresenta um estudo referente à pesquisa em ensino de Biologia, pautado na descrição, análise e caracterização das dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Para tal, foram analisadas 41 dissertações defendidas no período de 2003 a 2009, a partir de descritores propostos pelo Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP): ano de defesa, autor e orientadores, nível de ensino, foco temático e gênero do trabalho acadêmico. Os resultados mostraram que a pesquisa em Ensino de Biologia do PPGEC/UFRPE apresenta características comuns à pesquisa nessa área em âmbito nacional, como o predomínio de problemáticas que envolvem a Educação Básica. E, também, características singulares que refletem o processo de implantação e consolidação do curso de mestrado do PPGEC/UFRPE.

Palabras clave : Pesquisa em ensino de biologia; Produção acadêmica; Dissertação de mestrado.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )