SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Toulmin's argumentative model and science education: an argued reviewStoichiometry and the law of mass conservation: what can be hidden behind the simplification of the experts’ discourse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

MARIA, Carolina José; LOPES, Joaquim Bernardino  and  TOMMASIELLO, Maria Guiomar Carneiro. Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.329-349. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150020005.

Este estudo teve como foco a influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino de uma professora. A professora escolhida pode ser considerada um caso representativo da realidade vivida pelos professores das escolas públicas do Estado de São Paulo. Foram analisadas oito narrações multimodais de aulas gravadas em vídeo e, também, o Caderno de Química. Os resultados apontaram que: (a) o Caderno está presente nas práticas de ensino como autoridade externa, mas; (b) também foi demonstrado que a professora atua com alguma independência do Caderno, e (c) as concepções epistemológicas e pedagógicas do Caderno não foram identificadas nas práticas de ensino da professora.

Keywords : Ensino de química; Caderno de Química; Prática de ensino; Livro didático; Ensino Médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )