SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2El modelo argumentativo de Toulmin y la educación en ciencias: una revisión argumentadaEstequiometría y ley de conservación de la masa: lo que puede ocultar la simplificación del discurso experto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

MARIA, Carolina José; LOPES, Joaquim Bernardino  y  TOMMASIELLO, Maria Guiomar Carneiro. Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.329-349. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150020005.

Este estudo teve como foco a influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino de uma professora. A professora escolhida pode ser considerada um caso representativo da realidade vivida pelos professores das escolas públicas do Estado de São Paulo. Foram analisadas oito narrações multimodais de aulas gravadas em vídeo e, também, o Caderno de Química. Os resultados apontaram que: (a) o Caderno está presente nas práticas de ensino como autoridade externa, mas; (b) também foi demonstrado que a professora atua com alguma independência do Caderno, e (c) as concepções epistemológicas e pedagógicas do Caderno não foram identificadas nas práticas de ensino da professora.

Palabras clave : Ensino de química; Caderno de Química; Prática de ensino; Livro didático; Ensino Médio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )