SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Redes semánticas poblacionales: un instrumento metodológico para la investigación educativaPossibilidades de aprendizagem: reflexões sobre neurociência do aprendizado, motricidade e dificuldades de aprendizagem em cálculo em escolares entre sete e 12 anos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

FERRUZZI, Elaine Cristina  y  ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de. Diálogos em modelagem matemática. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.377-394. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150020008.

Neste artigo, apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa em que investigamos o papel da Modelagem Matemática para o estabelecimento de interações cujas características favorecem a aprendizagem. Diante da importância atribuída à comunicação em atividades de Modelagem Matemática e às interações em sala de aula, investigamos as interações que emergem durante o desenvolvimento de atividades de Modelagem e procuramos identificar interações classificadas por alguns pesquisadores como sendo aquelas associadas à aprendizagem. As análises que apresentamos indicam que aquelas interações identificadas durante o desenvolvimento das atividades que podem ser caracterizadas como ‘diálogos’ favorecem a aprendizagem dos alunos. Subsidiamos nossas conjecturas na análise de atividades desenvolvidas por um grupo de alunos de um curso de Engenharia Ambiental de uma universidade pública.

Palabras clave : Educação matemática; Modelagem matemática; Ensino Superior; Diálogo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )