SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Dialogues in mathematical modelingThe notion of mobilization in the association of Physics to contemporary technological objects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

FERNANDES, Cleonice Terezinha; MUNIZ, Cristiano Alberto; MOURAO-CARVALHAL, Maria Isabel  and  DANTAS, Paulo Moreira Silva. Possibilidades de aprendizagem: reflexões sobre neurociência do aprendizado, motricidade e dificuldades de aprendizagem em cálculo em escolares entre sete e 12 anos. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.395-416. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150020009.

O avanço das neurociências na educação aborda aspectos da memória, da aprendizagem e da indissociável relação corpo-mente para aprendizagem do sujeito. Este estudo buscou correlacionar tais conceitos às Dificuldades de Aprendizagem (DA) específicas em cálculo (aritmética) e pressupostos da Educação Matemática. O objetivo foi investigar o impacto de um programa pedagógico, com atividades didático-manipulativas usando corpo/movimento, em um estudo longitudinal com 37 escolares com indicativos de DA em cálculo, entre 7 e 12 anos, oriundos de um colégio privado em Cuiabá, MT. Como resultado, houve um aumento no desempenho escolar da amostra, mostrando que o uso do corpo e de atividades somatossensoriais podem auxiliar alunos com DA a focarem a atenção e melhorar sua autonomia acadêmica, senso de autoeficácia e compreensão matemática. A indissociabilidade corpo-mente e a realização bem-sucedida do presente estudo confirmam a necessidade de se promoverem pesquisas em experiências e aprendizagem motoras para minimizar impactos das DA.

Keywords : Neurociência; Desempenho psicomotor; Aritmética; Cognição numérica; Educação matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )