SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Possibilities for learning: reflections on the neuroscience of learning, and motor and learning disabilities in calculating among 7 to 12 year old studentsThe sharing of meaning in physics class and the work of the interlocutor of Brazilian Sign Language author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

SILVA, André Coelho da  and  ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de. A noção de mobilização na associação da Física a objetos tecnológicos contemporâneos. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.417-434. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150020010.

Assumindo ser interessante, no ensino de Física, a explicitação de utilidades práticas ou possíveis relações entre conteúdos da física e aspectos da cotidianidade, procuramos esboçar respostas à seguinte questão: a explicitação de relações da física com aspectos de objetos tecnológicos contemporâneos pode mobilizar estudantes do Ensino Médio para o estudo dessa disciplina? Pautados na noção de mobilização conforme proposta por Bernard Charlot e em noções da Análise de Discurso iniciada por Michel Pêcheux, analisamos informações coletadas junto a estudantes a partir de atividades envolvendo a leitura de textos de divulgação científica e respostas a questionários contendo questões abertas. As análises realizadas sugerem que explicitar relações entre conteúdos da física e aspectos associados à produção e ao funcionamento de objetos tecnológicos contemporâneos, tais como o telefone, o computador e os aparelhos de raios-X e de ressonância magnética, pode funcionar como móbile da mobilização em relação ao estudo da física.

Keywords : Ensino de Física; Ensino médio; Objetos tecnológicos; Mobilização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )