SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Possibilidades de aprendizagem: reflexões sobre neurociência do aprendizado, motricidade e dificuldades de aprendizagem em cálculo em escolares entre sete e 12 anosO compartilhamento de significado na aula de Física e a atuação do interlocutor de Língua Brasileira de Sinais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SILVA, André Coelho da  y  ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de. A noção de mobilização na associação da Física a objetos tecnológicos contemporâneos. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.417-434. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150020010.

Assumindo ser interessante, no ensino de Física, a explicitação de utilidades práticas ou possíveis relações entre conteúdos da física e aspectos da cotidianidade, procuramos esboçar respostas à seguinte questão: a explicitação de relações da física com aspectos de objetos tecnológicos contemporâneos pode mobilizar estudantes do Ensino Médio para o estudo dessa disciplina? Pautados na noção de mobilização conforme proposta por Bernard Charlot e em noções da Análise de Discurso iniciada por Michel Pêcheux, analisamos informações coletadas junto a estudantes a partir de atividades envolvendo a leitura de textos de divulgação científica e respostas a questionários contendo questões abertas. As análises realizadas sugerem que explicitar relações entre conteúdos da física e aspectos associados à produção e ao funcionamento de objetos tecnológicos contemporâneos, tais como o telefone, o computador e os aparelhos de raios-X e de ressonância magnética, pode funcionar como móbile da mobilização em relação ao estudo da física.

Palabras clave : Ensino de Física; Ensino médio; Objetos tecnológicos; Mobilização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )