SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2The notion of mobilization in the association of Physics to contemporary technological objectsScience classes for deaf students: studies on the production of discourse by interpreters of LIBRAS and science teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

PESSANHA, Márlon; COZENDEY, Sabrina  and  ROCHA, Diego Marceli. O compartilhamento de significado na aula de Física e a atuação do interlocutor de Língua Brasileira de Sinais. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.435-456. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150020011.

A inclusão dos alunos com deficiência auditiva e dos alunos com surdez nas escolas brasileiras exorta por pesquisas que abordem, por exemplo, a diversidade linguística em ambientes educacionais bilíngues. Apresentamos um estudo em que buscamos verificar o compartilhamento de significados entre a Língua Portuguesa e a Libras para enunciados explicativos sobre dois conceitos fundamentais no ensino de Física: velocidade e aceleração. Tais enunciados foram apresentados por um interlocutor de Libras atuante em aulas de Física. Considerando algumas ideias presentes nas teorias de Bakhtin, verificamos as significações assumidas pelos principais sinais apresentados pelo interlocutor. Verificamos que os sinais apresentados pelo interlocutor podem assumir significados diversos, o que, em alguns casos, divergem do significado físico-científico. Percebemos que cabe ao interlocutor reconhecer os sinais mais adequados, mas tal reconhecimento passa por um entendimento correto do conteúdo de física que será interpretado, o que remete a uma necessária preparação conjunta com o professor.

Keywords : Inclusão escolar; Deficiência auditiva; Surdez; LIBRAS; Ensino de Física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )