SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2The sharing of meaning in physics class and the work of the interlocutor of Brazilian Sign LanguageTrajectory of the training of science teachers for inclusive education in Goiás, Brazil, from the perspective of participants in a collaborative network author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

OLIVEIRA, Walquíria Dutra de  and  BENITE, Anna Maria Canavarro. Aulas de ciências para surdos: estudos sobre a produção do discurso de intérpretes de LIBRAS e professores de ciências. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.457-472. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150020012.

O bilinguismo na educação de surdos pressupõe a língua de sinais como primeira língua do surdo e, com a inclusão escolar, os alunos surdos foram inseridos em instituições regulares de ensino, implicando uma nova estrutura da sala de aula. O ensino de ciências para surdos é um desafio, pois o aluno surdo utiliza uma língua diferente da do professor, e necessita de um intérprete de LIBRAS para ter acesso ao corpo de conhecimentos mediados por ele. A investigação objetivou analisar a produção de narrativas (um gênero do discurso) de professores e intérpretes de LIBRAS sobre a aula de ciências para surdos. As narrativas foram produzidas no “diário de aula”, e foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo. Nossos resultados apontam que o bilinguismo ainda não permeia a sala de aula inclusiva, e que a barreira linguística é a maior dificuldade encontrada no aprendizado dos conhecimentos científicos pelos alunos surdos.

Keywords : Ensino de ciências; Surdos; LIBRAS; Narrativa; Bilinguismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )