SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Trajectory of the training of science teachers for inclusive education in Goiás, Brazil, from the perspective of participants in a collaborative networkScientific theme theatre: definition, conflicts, educational roles and the Brazilian context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva  and  AMARAL, Ivan Amorosino do. A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.493-509. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150020014.

Pesquisa empírica que tem como objetivo analisar os efeitos de uma proposta inovadora de formação em serviço nas concepções e práticas declaradas de professoras polivalentes que lecionam Ciências nas séries iniciais. As professoras pesquisadas cursavam Licenciatura Plena em Pedagogia na Unicamp, por um convênio entre a universidade e as prefeituras municipais da Região Metropolitana de Campinas. Pesquisou-se quais as concepções e práticas declaradas, de 13 professoras, sobre o ensino de Ciências para as séries iniciais anteriormente, durante o transcorrer e ao final da disciplina, por meio de: questionários, redações, observação do curso e entrevistas. Concluiu-se que, embora a maioria das professoras pareça ter compreendido as ideias-chave da disciplina e tenha promovido mudanças em suas práticas docentes, a falta de conhecimento prévio de conteúdos específicos de Ciências e a pequena carga horária disponível foram os principais fatores que impossibilitaram a apreensão mais abrangente de algumas das ideias enfocadas pela disciplina.

Keywords : Ensino de ciências; Formação de professores; Séries iniciais; Prática docente; Ensino Fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )