SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Training teachers to teach sciences in elementary school: an analysis concerning the effectiveness of an innovative approachTraining for research in a Science and Mathematics Education research group author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

MOREIRA, Leonardo Maciel  and  MARANDINO, Martha. Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.511-523. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150020015.

O teatro de temática científica ainda é um fenômeno recente no Brasil. Ele se configura como um tipo de teatro que se propõe favorecer a divulgação e a educação científica. Apesar de não existirem muitas pesquisas acadêmicas sobre esse tema, o teatro de temática científica tem sido uma prática de professores da Educação Básica e Superior, bem como de instâncias não formais de educação. Este artigo tem como objetivo realizar uma análise sistematizada do teatro de temática científica, visando à educação em ciências. Para isso, será problematizado o termo teatro de temática científica, explicitando sua definição e sua articulação com alcance de uma alfabetização científica. Ao final, são enunciados grupos e projetos no Brasil que realizam esse tipo de atividade, focalizando suas produções e propostas.

Keywords : Teatro científico; Educação em ciências; Divulgação científica; Popularização da ciência; Alfabetização científica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )