SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadoraA formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

MOREIRA, Leonardo Maciel  y  MARANDINO, Martha. Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.511-523. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150020015.

O teatro de temática científica ainda é um fenômeno recente no Brasil. Ele se configura como um tipo de teatro que se propõe favorecer a divulgação e a educação científica. Apesar de não existirem muitas pesquisas acadêmicas sobre esse tema, o teatro de temática científica tem sido uma prática de professores da Educação Básica e Superior, bem como de instâncias não formais de educação. Este artigo tem como objetivo realizar uma análise sistematizada do teatro de temática científica, visando à educação em ciências. Para isso, será problematizado o termo teatro de temática científica, explicitando sua definição e sua articulação com alcance de uma alfabetização científica. Ao final, são enunciados grupos e projetos no Brasil que realizam esse tipo de atividade, focalizando suas produções e propostas.

Palabras clave : Teatro científico; Educação em ciências; Divulgação científica; Popularização da ciência; Alfabetização científica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )