SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

TEIXEIRA, Lilian Aparecida; PASSOS, Marinez Meneghello  y  ARRUDA, Sergio de Mello. A formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.525-541. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150020016.

Este artigo tem como objetivo investigar a formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. O corpus foi constituído por "memórias", uma metodologia de coleta de dados desenvolvida por membros do grupo. Em analogia com os focos da aprendizagem científica, construímos os focos da aprendizagem para a pesquisa (FAP) que articulam essa aprendizagem por meio de seis eixos: (1) Interesse; (2) Conhecimento; (3) Metodologia; (4) Criatividade; (5) Comunidade; (6) Identidade. Para análise dos dados, adotamos os procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva. Concluímos que as discussões realizadas nas reuniões do grupo têm lidado, sobretudo, com: as questões metodológicas, as ligações entre os referenciais teóricos e os dados, e a divulgação de resultados de pesquisa em diferentes comunidades de pesquisa. Estes resultados podem ser interpretados como uma mudança nos discursos dos sujeitos de uma investigação orientada para uma investigação autônoma

Palabras clave : Focos da aprendizagem para a pesquisa; Formação de pesquisadores; Pesquisa; Análise textual discursiva; Memórias; Educação em ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )