SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3O protagonismo controverso dos mestrados profissionais em ensino de ciênciasPolíticas públicas para formação de professores de Ciências e Matemática: complementação pedagógica para bacharéis e tecnólogos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

LIMA JUNIOR, Paulo  e  MASSI, Luciana. Retratos sociológicos: uma metodologia de investigação para a pesquisa em educação. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.3, pp.559-574. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150030003.

Recentemente, a tradição sociológica de Bourdieu tem despontado como uma tendência importante na pesquisa em educação em ciências. Neste artigo, apresentamos algumas das críticas de Bernard Lahire à abordagem de Bourdieu. O propósito central de nossa incursão pelas críticas de Lahire é introduzir e argumentar a metodologia dos retratos sociológicos como recurso importante para a pesquisa em educação científica. Após a descrição dessa metodologia, ela é exemplificada com um retrato sociológico aplicado ao estudo da evasão em um curso de licenciatura em química. O retrato de Diogo ilustra, no nível empírico, algumas propriedades básicas atribuídas às disposições individuais (variabilidade, gênese, transferibilidade, dicotomia e contextualidade). A partir desse retrato, ilustrou-se como a ressonância entre as disposições do aluno e da instituição de ensino permite explicar seu sentimento de adesão e pertencimento ao curso. Em seguida, são sublinhadas outras potencialidades dos retratos sociológicos para os propósitos da pesquisa em educação científica.

Palavras-chave : Educação em ciências; Sociologia na educação; Bernard Lahire; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )