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Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

VIEIRA, Klyvia Larissa de Andrade Silva  y  SANTOS, Silmary Silva dos. Políticas públicas para formação de professores de Ciências e Matemática: complementação pedagógica para bacharéis e tecnólogos. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.3, pp.575-584. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150030004.

Com este artigo, pretendemos participar das discussões acerca dos programas especiais de formação pedagógica para portadores de diploma de nível Superior. Em um primeiro momento, buscamos a compreensão desses cursos nos documentos oficiais, contextualizando-os como uma política pública para formação de professores. Em seguida, objetivando compreender como vêm sendo desenvolvidos estes programas no Brasil e suas implicações para a formação de professores de ciências e matemática, apresentamos uma análise de seis cursos de complementação pedagógica, localizados na internet e selecionados a partir dos critérios: (1) oferta de formação pedagógica para portadores de diploma de nível Superior para bacharéis e tecnólogos; (2) oferta da licenciatura plena em Ciências e/ou Matemática; e (3) apresentação, na página do programa, das disciplinas a serem cursadas.

Palabras clave : Complementação pedagógica; Política pública; Formação de professores; Ensino de ciências; Ensino de matemática.

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