SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Políticas públicas para formação de professores de Ciências e Matemática: complementação pedagógica para bacharéis e tecnólogosComunidade de aprendizagem da docência em estágio curricular obrigatório: aprendizagens evidenciadas pelos licenciandos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. Um enfoque etnobiológico na formação do professor de ciências sensível à diversidade cultural: estudo de caso. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.3, pp.585-603. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150030005.

São apresentados resultados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar como a etnobiologia - ciência que estuda as inúmeras relações entre os seres humanos e a natureza ao seu redor - pode contribuir para a formação do professor de ciências que seja sensível à diversidade cultural. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove professoras de Biologia que atuam nos níveis Fundamental e Médio da rede pública de ensino do estado da Bahia, antes e após as suas participações num curso de formação continuada tratando a etnobiologia e suas contribuições para o ensino de ciências. As análises aconteceram com base na comparação das respostas e revelaram indícios de mudanças das concepções após o curso. Conclui-se que a etnobiologia pode contribuir para a formação dos professores de ciências na medida em que o curso envolvendo esta ciência gerou oportunidades para que as professoras refletissem sobre as suas práticas pedagógicas, podendo ressignificá-las com relação à diversidade cultural.

Palavras-chave : Etnobiologia; Formação de professores; Ensino de Ciências; Diálogo intercultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )