SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3State of the art in mathematics teaching in youth and adults education: paths of researchThe monumentalist and utilitarian teaching of the causes of biodiversity and conservation strategies: a study on the didactic transposition of Spanish Secondary Education textbooks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

TORRES, Joana; ALMEIDA, António  and  VASCONCELOS, Clara. Questionamento em manuais escolares: um estudo no âmbito das Ciências Naturais. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.3, pp.655-671. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150030009.

A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino, fundamentada no Ensino por Investigação, que pretende promover o desenvolvimento de diversas competências, que possibilitem o estímulo do raciocínio científico, a autonomia e o desenvolvimento de capacidades de questionamento e reflexão críticas. Neste contexto, o questionamento surge como uma ferramenta útil na construção de conhecimento e no desenvolvimento destas competências no aluno. Pela relevância que o manual escolar assume nas aulas de Ciências, importa que este contribua positivamente para a competenciação do aluno. Neste pressuposto, foram analisados os manuais mais adotados nos três anos do 3º ciclo do Ensino Básico, de acordo com a função e localização das questões, assim como o nível cognitivo das mesmas. Apesar de a maioria das questões ser de baixo nível cognitivo, verifica-se a existência de questões de nível elevado, potenciadoras de uma aprendizagem mais autónoma e autorreguladora.

Keywords : Ensino das ciências; Questionamento; Aprendizagem baseada na resolução de problemas; Manual escolar; Ciências naturais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )