SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Estado da Arte em educação matemática na EJA: percursos de uma investigaçãoLa enseñanza monumentalista y utilitarista de las causas de la biodiversidad y de las estrategias para su conservación: un estudio sobre la transposición didáctica de los manuales de la Educación Secundaria española índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

TORRES, Joana; ALMEIDA, António  y  VASCONCELOS, Clara. Questionamento em manuais escolares: um estudo no âmbito das Ciências Naturais. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.3, pp.655-671. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150030009.

A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino, fundamentada no Ensino por Investigação, que pretende promover o desenvolvimento de diversas competências, que possibilitem o estímulo do raciocínio científico, a autonomia e o desenvolvimento de capacidades de questionamento e reflexão críticas. Neste contexto, o questionamento surge como uma ferramenta útil na construção de conhecimento e no desenvolvimento destas competências no aluno. Pela relevância que o manual escolar assume nas aulas de Ciências, importa que este contribua positivamente para a competenciação do aluno. Neste pressuposto, foram analisados os manuais mais adotados nos três anos do 3º ciclo do Ensino Básico, de acordo com a função e localização das questões, assim como o nível cognitivo das mesmas. Apesar de a maioria das questões ser de baixo nível cognitivo, verifica-se a existência de questões de nível elevado, potenciadoras de uma aprendizagem mais autónoma e autorreguladora.

Palabras clave : Ensino das ciências; Questionamento; Aprendizagem baseada na resolução de problemas; Manual escolar; Ciências naturais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )