SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Interdisciplinaridade e educação ambiental crítica: questões epistemológicas a partir do materialismo histórico-dialéticoConhecimento pedagógico do conteúdo de “estrutura da matéria” de uma professora de química experiente em aulas de química geral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

VALENTI, Mayla Willik; IARED, Valéria Ghisloti  e  OLIVEIRA, Haydée Torres de. Potencial das atividades de uso público do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar (SP) para uma educação ambiental crítica. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.3, pp.709-724. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150030012.

O foco desse trabalho foi o Subprograma de Educação Ambiental do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar. Realizamos observação participante de atividades de uso público, com estudantes universitários, utilizando um roteiro prévio e anotações de caderno de campo. A coleta de dados considerou parâmetros relacionados às dimensões dos conhecimentos, dos valores éticos e estéticos e da participação política. Analisamos os dados encontrados de acordo com as diferentes tendências da educação ambiental. Como resultados, encontramos a predominância da tendência crítica da educação ambiental na maioria dos parâmetros analisados. Em relação à participação política, notamos que vários temas que poderiam ter sido abordados foram silenciados. No entanto, ainda assim, concluímos que há um grande potencial das unidades de conservação para desenvolver ações de educação ambiental de forma crítica, reflexiva e dialógica.

Palavras-chave : Educação ambiental; Área protegida; Unidade de conservação; Parque Estadual Serra do Mar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )