SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Potential of public use activities in Picinguaba Nucleus of the Serra do Mar State Park (SP) towards a critical environmental educationContributions of learning objects give to rise the development of critical thinking in students in Physics classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

LEAL, Sérgio Henrique; NOVAIS, Robson Macedo  and  FERNANDEZ, Carmen. Conhecimento pedagógico do conteúdo de “estrutura da matéria” de uma professora de química experiente em aulas de química geral. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.3, pp.725-742. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150030013.

Nesse trabalho investigamos o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de uma professora de Química experiente, do nível Superior de ensino, com histórico de bom desempenho. Um estudo de caso qualitativo foi desenvolvido a partir: do registro audiovisual de suas aulas, aplicação do instrumento Representação do Conteúdo (CoRe), realização de entrevistas semiestruturadas, e reflexão estimulada. Observamos que a professora consegue mobilizar, em sua prática, a maioria das categorias do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), adotando a “Didática” como orientação para o ensino de ciências e demonstrando grande preocupação com a transmissão dos fatos científicos. Apesar de suas aulas serem predominantemente expositivas e centradas na figura do professor, foi possível identificar momentos de abordagem interativa, na qual considera os diferentes pontos de vista dos alunos sobre o conteúdo ministrado. Finalmente, constatamos que a professora apresenta uma prática pedagógica refletida, sobretudo no que se refere às suas estratégias de ensino.

Keywords : Ensino de química; Didática; Conhecimento pedagógico do conteúdo; Ensino Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )