SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Pedagogical content knowledge of “structure of matter” of an experienced chemistry teacher within general chemistry courseReading and writing paradidact textbooks texts in the training of future teachers of Physics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

BULEGON, Ana Marli  and  TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Contribuições dos objetos de aprendizagem para ensejar o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes nas aulas de Física. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.3, pp.743-763. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150030014.

No intuito de analisar as contribuições dos objetos de aprendizagem (OA) para ensejar o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes a partir de aulas de Física, elaboramos um conjunto de atividades de aprendizagem com o uso de OA referente ao conteúdo de Termodinâmica. As atividades foram organizadas no modelo metodológico dos Três Momentos Pedagógicos (TMP) de acordo com o Ciclo de Kolb. Essas foram encapsuladas no eXe Learning e disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle aos estudantes de Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Os resultados deste trabalho indicam que o uso dos OA, inseridos nas atividades de aprendizagem, contribuíram para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, como: atenção, observação, avaliação, análise crítica, justificativa, importância, utilidade prática, síntese, entre outras.

Keywords : Objetos de aprendizagem; Pensamento crítico; Ensino de física; Atividades de aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )