SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Conhecimento pedagógico do conteúdo de “estrutura da matéria” de uma professora de química experiente em aulas de química geralA leitura e a escrita de textos paradidáticos na formação do futuro professor de Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

BULEGON, Ana Marli  y  TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Contribuições dos objetos de aprendizagem para ensejar o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes nas aulas de Física. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.3, pp.743-763. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150030014.

No intuito de analisar as contribuições dos objetos de aprendizagem (OA) para ensejar o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes a partir de aulas de Física, elaboramos um conjunto de atividades de aprendizagem com o uso de OA referente ao conteúdo de Termodinâmica. As atividades foram organizadas no modelo metodológico dos Três Momentos Pedagógicos (TMP) de acordo com o Ciclo de Kolb. Essas foram encapsuladas no eXe Learning e disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle aos estudantes de Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Os resultados deste trabalho indicam que o uso dos OA, inseridos nas atividades de aprendizagem, contribuíram para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, como: atenção, observação, avaliação, análise crítica, justificativa, importância, utilidade prática, síntese, entre outras.

Palabras clave : Objetos de aprendizagem; Pensamento crítico; Ensino de física; Atividades de aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )