SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Para além dos paradigmas da mediçãoSignificados de eletrostática interpretados por meio da gesticulação de estudantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

CATARINO, Giselle Faur de Castro; BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição de Almeida  y  QUEIROZ, Glória Regina Pessôa Campello. A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsável. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.835-849. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150040004.

Este trabalho tem como objetivo discutir o papel da dimensão dialógica no ensino, pensando a formação para cidadania como consequência do processo de construção do conhecimento. Para refletirmos sobre a Prática Docente de um professor de Física, discutiremos dois conceitos essenciais da teoria Bakhtiniana: o dialogismo e o ato. Ao final da construção do referencial teórico que esboce uma possível prática como ato dialógico e responsável, apresentaremos, a partir do discurso de um professor de Física, alguns episódios que enriqueçam esse referencial. Os dados aqui analisados foram coletados a partir de: e-mails trocados entre o professor e seus colegas de profissão, e o professor e um grupo de pesquisa da Universidade, e uma entrevista semiestruturada. Como uma das conclusões a que chegamos é que, no exercício - ato - de sua docência, o professor é capaz de se perceber como educador e de colocar - responder - sua prática em prol de seus objetivos.

Palabras clave : Prática docente; Dialogismo; Ato; Ensino de física.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )