SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsávelAprofundando a compreensão da aprendizagem docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

LABURU, Carlos Eduardo; SILVA, Osmar Henrique Moura da  y  ZOMPERO, Andreia de Freitas. Significados de eletrostática interpretados por meio da gesticulação de estudantes. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.851-867. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150040005.

Os multimodos e múltiplas representações têm sido uma das referências das investigações em educação científica e matemática. Seu objetivo é pesquisar diversificadas formas e modos representacionais, tendo em vista aprendizagens com maior significação. Uma linha de investigação estuda os diferentes papéis da representação gestual durante o discurso científico em sala de aula. Com a intenção de avançar nessa linha de investigação, este trabalho volta-se para a observação da gesticulação de estudantes. A gesticulação em estudo será aquela realizada por estudantes, atuando em atividades empíricas. O trabalho defende que a gesticulação de estudantes nas tarefas experimentais é um modo representacional auxiliar que pode ajudar a revelar os significados do que se está aprendendo. Com esse intuito e fazendo uso da metodologia de estudo de caso, um estudante de Ensino Médio tem suas gesticulações analisadas em uma atividade experimental de física com a finalidade de conhecer seu entendimento dos conceitos científicos ensinados.

Palabras clave : Gesticulação; Eletrostática; Significação; Ensino de física.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )