SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Significados de eletrostática interpretados por meio da gesticulação de estudantesDiversidade sexual e ensino de ciências: buscando sentidos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

LIMA, João Paulo Camargo de; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello  y  DOHL, Viviane Vanessa. Aprofundando a compreensão da aprendizagem docente. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.869-891. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150040006.

Este artigo apresenta a aplicação simultânea de dois instrumentos de análise, recentemente criados: a Matriz 3x3, entendida como um instrumento para a análise da ação docente em sala de aula; e os Focos da Aprendizagem Docente (FAD). Os instrumentos foram utilizados na análise de entrevistas realizadas com três estudantes da licenciatura em Física durante a execução do estágio supervisionado. A Matriz 3x3 foi aplicada aos dados categorizados pelos FAD como uma forma de aprofundar a compreensão dos indícios de aprendizagem docente evidenciados na análise das entrevistas. Por meio da utilização dos instrumentos, foi possível identificar, nos sujeitos estudados, as principais evidências nas relações construídas com conteúdo, o ensino e a aprendizagem; e suas interações com os Focos de Aprendizagem Docente. Por fim, o artigo demonstra possibilidades de articulação entre dois campos de estudo aparentemente sem contato, como a formação de professores e a educação informal.

Palabras clave : Ensino de física; Matriz 3x3; Aprendizagem docente; Formação inicial de professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )