SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4O papel da problematização freireana em aulas de ciências/física: articulações entre a abordagem temática freireana e o ensino de ciências por investigaçãoConcepções de ciência de um grupo de licenciandas em Pedagogia e suas relações com o processo formativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

MAIA, Madeline Gurgel Barreto  e  MARANHAO, Cristina. Alfabetização e letramento em língua materna e em matemática. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.931-943. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150040009.

Este trabalho objetiva discutir visões, perspectivas e relações entre processos de alfabetização e letramento em língua materna e em matemática, dadas as exigências brasileiras para o Ensino Fundamental de nove anos. Seguindo a abordagem da tese em que se embasa, esta é uma investigação qualitativa, de caráter teórico, sobre documentos oficiais e pesquisas do período de 1996 a 2012. Ponderamos que, considerando as características dos processos estudados, é possível abrir melhores possibilidades formativas para os estudantes no que concerne aos processos de alfabetização e letramento em matemática e língua materna. Por isso, baseadas nas posições teóricas investigadas, indicamos algumas implicações para o ensino e a formação em cada um dos processos discutidos, para destacar suas interdependências e relevâncias. Finalmente, nas conclusões, oferecemos fundamentação a escolhas de estratégias de ensino e formação, o que pode influenciar políticas institucionais de várias instâncias (escolares e governamentais, por exemplo).

Palavras-chave : Alfabetização e letramento; Língua materna; Alfabetização matemática; Estratégias de ensino; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )