SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Scientific concepts of high school students on the topic of study "the origin of life"Relations between reading, writing and scientific literacy: a bibliographical survey of Brazilian periodicals of science education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SANTOS, Felipe Domingos dos; SILVA, Antonio Fernando Gouvea  and  FRANCO, Fernando Faria. 110 anos após a hipótese de Sutton-Boveri: a teoria cromossômica da herança é compreendida pelos estudantes brasileiros?. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.977-989. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150040012.

A Teoria Cromossômica da Herança (TCH), elaborada no início do século XX, consiste na proposição de que os fatores mendelianos estariam ligados aos cromossomos. Neste trabalho, foi realizada uma análise qualitativa sobre ensino-aprendizagem da TCH, envolvendo análise documental dos materiais didáticos e entrevistas semiestruturadas com discentes do Ensino Médio. Os resultados sugerem que os discentes não foram capazes de relacionar padrões de herança mendelianos com o processo de meiose. Com relação à análise documental, foi observada a dissociação dos conteúdos de Genética mendeliana dos de divisão celular meiótica. Uma proposta para superação dessa dificuldade seria trabalhar as bases epistemológicas da TCH usando a história da ciência. Essa proposta está fundamentada na ideia de que o contexto histórico-filosófico humaniza as ciências, podendo colaborar para a formação crítica do discente bem como para a aprendizagem significativa sobre a elaboração dos conceitos relacionados à temática estudada.

Keywords : Teoria Cromossômica da Herança; Ensino de Genética; Ensino Médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )