SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Os conceitos científicos dos estudantes do Ensino Médio no estudo do tema "origem da vida"Relações entre leitura, escrita e alfabetização/letramento científico: um levantamento bibliográfico em periódicos nacionais da área de ensino de ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SANTOS, Felipe Domingos dos; SILVA, Antonio Fernando Gouvea  y  FRANCO, Fernando Faria. 110 anos após a hipótese de Sutton-Boveri: a teoria cromossômica da herança é compreendida pelos estudantes brasileiros?. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.977-989. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150040012.

A Teoria Cromossômica da Herança (TCH), elaborada no início do século XX, consiste na proposição de que os fatores mendelianos estariam ligados aos cromossomos. Neste trabalho, foi realizada uma análise qualitativa sobre ensino-aprendizagem da TCH, envolvendo análise documental dos materiais didáticos e entrevistas semiestruturadas com discentes do Ensino Médio. Os resultados sugerem que os discentes não foram capazes de relacionar padrões de herança mendelianos com o processo de meiose. Com relação à análise documental, foi observada a dissociação dos conteúdos de Genética mendeliana dos de divisão celular meiótica. Uma proposta para superação dessa dificuldade seria trabalhar as bases epistemológicas da TCH usando a história da ciência. Essa proposta está fundamentada na ideia de que o contexto histórico-filosófico humaniza as ciências, podendo colaborar para a formação crítica do discente bem como para a aprendizagem significativa sobre a elaboração dos conceitos relacionados à temática estudada.

Palabras clave : Teoria Cromossômica da Herança; Ensino de Genética; Ensino Médio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )