SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4110 years after the Sutton-Boveri hypothesis: is the chromosome theory of inheritance understood by Brazilian students?Truck drivers' conceptions of HIV and educational materials for prevention: reflections for health education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SUISSO, Carolina  and  GALIETA, Tatiana. Relações entre leitura, escrita e alfabetização/letramento científico: um levantamento bibliográfico em periódicos nacionais da área de ensino de ciências. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.991-1009. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150040013.

O artigo busca averiguar as relações estabelecidas entre leitura/escrita e alfabetização científica (AC) e/ou letramento científico (LC) em textos de periódicos brasileiros de Educação em Ciências. Em levantamento bibliográfico, localizamos 21 artigos que abordam a leitura e/ou a escrita em uma perspectiva de AC/LC, embora somente três deles tenham esta relação como escopo. As publicações estabelecem vínculos superficiais considerando a associação entre a aprendizagem de Ciências e de leitura/escrita na língua materna, e não a questão da especificidade da aprendizagem da leitura/escrita nas Ciências. A análise dos artigos em que escrita e/ou leitura são objetos empíricos indica um possível pressuposto comum: a habilidade de ler/escrever quando o conteúdo é científico difere da habilidade de ler/escrever outros temas. Indicamos a necessidade de que as pesquisas sejam rigorosas no delineamento dos referenciais teóricos e dos conceitos envolvidos, contribuindo efetivamente para a compreensão daquelas relações, visando à melhoria do Ensino de Ciências.

Keywords : Letramento científico; Alfabetização científica; Escrita; Leitura; Educação em ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )